Do tamanho de um grão de arroz, fóssil de formiga predadora de 16 milhões de anos é o menor já encontrado na República Dominicana

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey (NJIT) identificaram, em um âmbar da República Dominicana, a menor espécie de formiga predadora já encontrada. Com 16 milhões de anos e batizada de Basiceros enana, a operária adulta mede 5,13 milímetros — praticamente o tamanho de um grão de arroz — e pertence a um grupo conhecido como “formigas da terra”, insetos que se camuflam no solo usando pelos especializados para prender partículas de terra e folhas ao corpo.

A Basiceros enana é consideravelmente menor que suas parentes modernas, que chegam a quase 9 mm, sendo a menor espécie conhecida do grupo. O fóssil, publicado na Proceedings of the Royal Society B, representa a primeira evidência direta de que esse grupo habitou o Caribe antes de sofrer extinção local no período Mioceno (23 a 5,3 milhões de anos atrás).

Segundo o doutorando Gianpiero Fiorentino, autor principal do estudo, o achado altera a compreensão sobre a evolução do gênero Basiceros. “Antes se pensava que essas formigas eram originalmente grandes e reduziram de tamanho ao longo do tempo. Agora vemos que elas cresceram rapidamente nos últimos 20 milhões de anos”, explica.

Back To Top