Por Marina Semensato, portal IG – foto: reprodução X
Nos primeiros 15 dias de agosto, a Índia registrou várias ocorrências provocadas pelas f ortes chuvas que atingem o país. Ao todo, estima-se que os deslizamentos e as inundações já deixaram pelo menos 130 mortos, além de 200 desaparecidos e milhares de feridos.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que as enxurradas devastam o vilarejo de Chisoti, na parte de Caxemira administrada pela Índia. Outro registro, desta vez de Prayagaj, no estado de Uttar Pradesh, mostra uma família se locomovendo pela inundação.
O caso mais recente ocorreu nesta quinta-feira (14), quando as chuvas destruíram o vilarejo de Chisoti, no distrito de Kishtwar, a cerca de 200 km de Srinagar, capital da parte de Caxemira administrada pela Índia.
À AFP, o coordenador dos serviços de emergência, Mohamad Irshad, disse que pelo menos 60 pessoas morreram e 200 estão desaparecidas. Uma grande cozinha improvisada, onde mais de 100 pessoas estavam reunidas, foi destruída pelo deslizamento de terra.
O deslizamento em Chisoti veio poucos dias após outra tragédia na região do Himalaia. Logo nos primeiros dias de agosto, inundações atingiram a cidade de Dharali, no estado de Uttarakhand, e deixaram mais de 70 mortos.