Alemanha: nova colônia que divide Cisjordânia é “ilegal”

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha classificou como ilegal o projeto de Israel de ampliar uma colônia israelense na Cisjordânia ocupada em uma área próxima a Jerusalém Oriental. O projeto pode criar um corredor que dividiria o território palestino, fragmentando-o em dois enclaves.

“A construção de assentamentos viola o direito internacional e as resoluções relevantes do Conselho de Segurança da ONU”, disse um porta-voz da pasta na noite de quinta-feira (14/08), horas após o projeto ser anunciado pelo ministro das Finanças israelense, Bezalel Smotrich, de extrema direita.

O plano de Smotrich, ele próprio um colono que vive na Cisjordânia ocupada, é construir 3.400 unidades habitacionais em território palestino, na chamada área E1, que vai de Jerusalém Oriental ao assentamento Maale Adumim. Segundo seu gabinete, o projeto “enterra” a possibilidade de um Estado palestino independente.

A Alemanha criticou este posicionamento. “Ela [a construção] complica uma solução negociada de dois Estados e o fim da ocupação israelense da Cisjordânia, conforme exigido pelo Tribunal Internacional de Justiça”, disse o ministério de Relações Exteriores.

“O governo alemão pede ao governo israelense que interrompa a construção de assentamentos e só reconhecerá alterações às fronteiras de 4 de junho de 1967 que tenham sido acordadas pelas partes do conflito”, completou.

Back To Top