Por Redação g1
Líderes da Europa foram convidados a participar do encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca na próxima segunda-feira (18). A reunião entre Trump e Zelensky em Washington vai tratar dos próximos passos na tentativa de colocar um fim na guerra da Ucrânia. Nesta sexta-feira (15), o norte-americano se encontrou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas eles saíram sem acordo de cessar-fogo.
A informação do convite é da agência de notícias Reuters e do jornal “The New York Times”. Os governos americano e ucraniano ainda não confirmaram, tampouco foram divulgados os nomes convidados.
Neste sábado,16, Putin classificou a conversa com Trump “útil”, oportuna, sincera e substancial”. Ele ainda disse que espera uma solução pacífica para o conflito com os ucranianos e que respeita a posição dos EUA.
Após o encontro com Putin, Trump diminuiu a importância de um acordo de cessar-fogo. O presidente dos EUA disse que agora mira em um acordo de paz.
“Todos decidiram que a melhor maneira de pôr fim à terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é chegar diretamente a um acordo de paz, que poria fim à guerra, e não a um mero acordo de cessar-fogo, que muitas vezes não se sustenta”, disse Trump em publicação na sua rede social Truth Social na manhã deste sábado.