Por Daniel Médici, g1 — Brasília – foto: getty images
O governo da Argentina disse “ainda” não ter recebido o pedido de asilo de Jair Bolsonaro encontrado pela Polícia Federal no celular do ex-presidente. Uma autoridade do governo de Javier Milei disse que nenhum documento chegou à Casa Rosada. “Ainda não”, disse o funcionário, que não quis se identificar.
A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quarta-feira (20) o Bolsonaro (PL) e o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suspeita de coação no curso do processo, devido a intimidações a autoridades responsáveis pela ação penal da tentativa de golpe de Estado.
Durante as investigações, a PF encontrou mensagens de Jair Bolsonaro planejamento um pedido de asilo político na Argentina. A PF encontrou no smartphone de Bolsonaro um arquivo editável sem data e assinatura em que é pedido asilo político em regime de urgência para Bolsonaro.
Segundo a PF, o teor do documento revela que Bolsonaro, desde fevereiro de 2024, planejou atos para fugir do país, com o objetivo de impedir a aplicação de lei penal.