Por Giovanna Pécora, do Portal Metrópoles
Dois ataques classificados como terroristas na Colômbia deixaram ao menos 17 mortos e mais de 60 feridos nessa quinta-feira (21/8). Um caminhão carregado com explosivos detonou em uma rua movimentada de Cali, próximo à Base Aérea Marco Fidel Suárez, enquanto outro ataque, em Amalfi, contra um helicóptero da polícia, foi responsável pela maior parte das vítimas. O presidente colombiano, Gustavo Peto, afirmou que o atentado é “um massacre que golpeou a população civil”.
Entre os mortos, 12 eram policiais, segundo autoridades colombianas nas redes sociais. De acordo com autoridades locais, a explosão perto da Base Aérea Marco Fidel Suárez foi causada por um caminhão carregado com explosivos.
Mais cedo, um helicóptero Black Hawk UH-60, utilizado pela Policia Nacional, também foi atacado, e derrubado por um drone na região de Amalfi. A aeronave tentava resgatar policiais que atuavam em solo, alvos de uma emboscada enquanto atuavam no combate ao cultivo ilegal de coca.
Lula desembarca na Colômbia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na noite dessa quinta para a Colômbia, onde participará de uma cúpula de países amazônicos nesta sexta-feira (22/8). Sua chegada ocorre em meio aos ataques recentes no país.