Israel ataca subúrbios da Cidade de Gaza e promete continuar com ofensiva

Compartilhe:

Por Nidal Al-Mughrabi e Lili Bayer, da reuters

Aviões e tanques israelenses atacaram os arredores leste e norte da Cidade de Gaza durante a noite de sábado para domingo, destruindo prédios e casas, disseram moradores, enquanto líderes israelenses prometiam continuar com uma ofensiva planejada na cidade. Testemunhas relataram o som de explosões ininterruptas durante a noite nas áreas de Zeitoun e Shejaia, enquanto tanques bombardeavam casas e estradas no bairro vizinho de Sabra e vários prédios foram explodidos na cidade de Jabalia, no norte.

O exército israelense disse no domingo que suas forças retornaram ao combate na área de Jabalia nos últimos dias, para desmantelar túneis militantes e fortalecer o controle da área. Ele acrescentou que a operação ali “permite a expansão do combate para áreas adicionais e impede que terroristas do Hamas retornem para operar nessas áreas”.

Israel aprovou um plano este mês para tomar o controle da Cidade de Gaza, descrevendo-a como o último bastião do Hamas. A previsão é de que o plano só comece dentro de algumas semanas, abrindo espaço para que os mediadores Egito e Catar tentem retomar as negociações de cessar-fogo entre as partes.

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, prometeu no domingo prosseguir com a ofensiva, o que gerou alarme no exterior e objeções no país . Na sexta-feira, Katz disse que a Cidade de Gaza será arrasada a menos que o Hamas concorde em encerrar a guerra nos termos de Israel e libertar todos os reféns que ainda mantém.

Fogo atingiu o céu na direção das explosões, causando pânico e levando algumas famílias a deixarem a cidade. Outras disseram que prefeririam morrer e não ir embora.





Back To Top