Por Junio Silva, do Portal Metrópoles
O governo da Argentina seguiu o passo dos Estados Unidos, e classificou o cartel de Los Soles como organização terrorista. Esse é o grupo criminoso que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é acusado pelos EUA de liderar. A decisão argentina foi divulgada nesta terça-feira (26/8) pelo Ministério da Justiça do país.
Em nota, o governo argentino afirmou que a decisão é baseada em “relatórios oficiais que confirmam atividades ilícitas de caráter transnacional” do grupo venezuelano. Ela, informou o Ministério da Justiça, também fortalece a “cooperação internacional em matéria de segurança e justiça, em estreita coordenação com parceiros regionais e multilaterais”.
Após a reclassificação do cartel de Los Soles, a ministra da Justiça do país, Patricia Bullrich, acusou Maduro de ser o líder da organização.
“Declaramos o cartel de Los Soles uma organização terrorista e narcocriminosa”, escreveu Bullrich em uma publicação no X. “Maduro e sua comitiva são narcoterroristas”.
A suposta ligação de Maduro com o cartel, sem provas concretas, surge em meio a uma mudança nas políticas norte-americanas de combate ao tráfico internacional de drogas.