Índia está comprometida em melhorar laços com a China, diz Modi a Xi

Compartilhe:

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse que Nova Délhi estava comprometida em melhorar os laços com Pequim em uma reunião importante com o presidente chinês, Xi Jinping, no domingo, enquanto ambos os países resolveram deixar de lado as diferenças de um impasse de fronteira de anos.

Modi está na China pela primeira vez em sete anos para participar de uma reunião de dois dias da Organização de Cooperação de Xangai, junto com o presidente russo Vladimir Putin e outros líderes da Ásia Central, do Sul e do Sudeste Asiático e do Oriente Médio, em uma demonstração de solidariedade do Sul Global.

“Estamos comprometidos em progredir em nossas relações com base no respeito mútuo, confiança e sensibilidade”, disse Modi a Xi durante a reunião à margem da cúpula, de acordo com um videoclipe postado na conta oficial do líder indiano no X.

A reunião bilateral ocorreu cinco dias após Washington impor tarifas punitivas de 50% sobre produtos indianos devido às compras de petróleo russo por Nova Déli. Analistas afirmam que Xi e Modi buscam apresentar uma frente unida contra a pressão ocidental.

Modi disse que uma atmosfera de “paz e estabilidade” foi criada na disputada fronteira com o Himalaia, local de um prolongado impasse militar após confrontos mortais de tropas em 2020, que congelaram a maioria das áreas de cooperação entre os rivais estratégicos com armas nucleares.



Back To Top