Clube que já foi campeão português anuncia que será liquidado por decisão de credores; entenda

Compartilhe:

Uma votação na assembleia de credores definiu a liquidação do Boavista, tradicional clube de Portugal, um dos cinco campeões nacionais. Em grave crise financeira, o clube divulgou comunicado explicando a decisão e afirmou que recorrerá dentro dos próximos 10 dias.

Fundado em 1903 e grande rival local do FC Porto, o Boavista é um dos cinco clubes campeões do Campeonato Português. Além dos “Axadrezados”, apenas o Belenenses foi capaz de furar o domínio de Benfica, Porto e Sporting na elite do futebol nacional.

Além do título do Campeonato Português, o Boavista é pentacampeão da Copa de Portugal (1974/75, 1975/76, 1978/79, 1991/92 e 1996/97).

“Alguns dos principais credores privilegiam a alienação de património imobiliário do clube, impedindo assim a apresentação e discussão do plano que permitiria pagar à totalidade dos credores — e não apenas a alguns — e garantir a continuidade da atividade e a reestruturação financeira e desportiva do Boavista”, esclareceu o clube sobre a votação da maioria dos credores.

Na temporada 2024/25, o Boavista terminou na última colocação do Campeonato Português e acabou caindo para a segunda divisão. No entanto, em grave crise financeira e por não conseguir apresentar as licenças para disputar as divisões superiores, a equipe foi rebaixada para o quinto escalão. A diretoria afirma que não se trata do fim do clube.

“Num momento grave e marcante para a história do Clube, da cidade e do desporto em Portugal, importa esclarecer que a “liquidação” deliberada não significa o fim do Boavista Futebol Clube. E importa também deixar claro que esta decisão pode ainda ser revertida. O Clube dispõe de 10 dias para recorrer desta deliberação — o que evidentemente fará, dispondo de argumentos sólidos para defender a sua viabilidade”, completou o Boavista em nota oficial.

Back To Top