Por Reuters
A Coreia do Sul está se mobilizando para resgatar trabalhadores coreanos após uma operação no estado americano da Geórgia na semana passada, disse uma autoridade presidencial coreana no domingo, enquanto o governo Trump prometeu mais operações em empresas.As negociações para libertar cerca de 300 sul-coreanos detidos foram concluídas e o processo para sua libertação está em andamento, informou o gabinete presidencial da Coreia do Sul na noite de domingo.
Um avião fretado será enviado para trazê-los de volta assim que o processamento pelos dois países for concluído, informou o escritório em um comunicado. Não foram fornecidos detalhes sobre as medidas administrativas que estão sendo tomadas.
A agência de notícias Yonhap citou o cônsul-geral da Coreia do Sul em Washington, Cho Ki-joong, dizendo que os trabalhadores provavelmente embarcarão em um avião na quarta-feira.Representantes do Departamento de Segurança Interna não responderam a um pedido de comentário, enquanto o czar da fronteira da Casa Branca, Tom Homan, prometeu separadamente expandir as batidas de imigração em locais de trabalho.
Mais tarde no domingo, o presidente dos EUA, Donald Trump, pareceu mais conciliador, mas ainda manteve a promessa de impor uma política de imigração rigorosa, pedindo que empresas estrangeiras que investem nos EUA “respeitem as leis de imigração do nosso país”.
Trump fez da imigração um pilar de sua administração em sua campanha e vem intensificando as deportações em todo o país desde que assumiu o cargo em janeiro. Ele também reforçou seu plano econômico, em grande parte, atraindo outros países e empresas estrangeiras para investir nos Estados Unidos.