Polônia aciona artigo 4 da Otan após ataque de drones russos.

Compartilhe:

A Polônia acionou o artigo 4 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para uma consulta emergencial com aliados do bloco. O pedido formal ocorre após a ofensiva de drones russos próximos à fronteira com a Ucrânia, no espaço aéreo polaco, na madrugada desta quarta-feira (10/9). As forças armadas polonesas agiram para impedir danos maiores a infraestruturas e proteger civis.

”A derrubada de drones que ameaçam nossa segurança é um sucesso dos militares poloneses e da Otan, que simultaneamente muda a situação política. Nesse sentido, as consultas da aliança assumiram o caráter de um pedido formal para ativar o Artigo 4 do Tratado do Atlântico Norte”, afirmou o primeiro-ministro, Donald Tusk.

O artigo 4 da Otan permite que o país membro invoque uma consulta para tratar “qualquer questão preocupante”, sobretudo, quando relacionado à segurança da nação e o objetivo é chegar a um consenso sobre as ações a serem adotadas. No caso da Rússia, o bloco repúdia todas os ataques a Ucrânia e fornece meios militares para o país se proteger.

De acordo com Tusk, três drones russos foram derrubados, e o espaço aéreo do país sofreu 19 violações. Assim que detectado drones russos, caças aéreos da Otan foram ativados para repelir qualquer ameaça, sendo eles o F-16 poloneses, F-35 holandeses, AWACS italianos, aviões de transporte multimissão do bloco e Patriots alemães.

Back To Top