Oposição nos EUA pede que Trump cancele tarifas ao Brasil: 'Abuso de poder'

Oposição nos EUA pede que Trump cancele tarifas ao Brasil: ‘Abuso de poder’

Senadores democratas enviaram hoje uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald de Trump, pedindo que o republicano reconsidere as tarifas de 50% impostas às importações do Brasil. Parlamentares acusaram Trump de usar “a economia americana para interferir em favor de um amigo”, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nova taxa está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.

Na carta, os senadores acusam Trump de cometer “claro abuso de poder”. O documento, assinado por 11 parlamentares da oposição, diz que o presidente dos EUA não pode usar todo o peso da economia americana em nome de um amigo. “É um grave abuso de poder, mina a influência dos Estados Unidos no Brasil e pode prejudicar nossos interesses mais amplos na região”, diz carta.

Custos de vários produtos nos EUA podem aumentar caso tarifaço não seja cancelado. Segundo o documento, os norte-americanos importam mais de US$ 40 bilhões anualmente do Brasil, incluindo quase US$ 2 bilhões em café. “O comércio entre EUA e Brasil sustenta quase 130 mil empregos nos Estados Unidos, que estão em risco devido às ameaças de tarifas elevadas”, citaram os parlamentares na carta.

Back To Top