Dinamarca comprará US$ 9 bilhões em sistemas de defesa aérea à medida que as tensões com a Rússia aumentam

Compartilhe:

A Dinamarca planeja comprar sistemas de defesa aérea de fabricação europeia por 58 bilhões de coroas dinamarquesas (US$ 9,11 bilhões), sua maior compra de armas já feita, disse o ministro da Defesa do país na sexta-feira, citando uma situação de segurança desafiadora. Em fevereiro, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, ordenou que os militares “comprassem, comprassem, comprassem” equipamentos em preparação para uma possível futura agressão russa na Europa. (na foto Ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen).

A Dinamarca planeja adquirir oito sistemas, incluindo a plataforma SAMP/T de longo alcance produzida pela Eurosam, um consórcio da MBDA França, MBDA Itália e Thales, bem como sistemas de médio alcance fabricados pela Noruega, Alemanha ou França.

“Não há dúvida de que a situação de segurança está desafiadora”, disse o Ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, a repórteres na sexta-feira.”Vimos como a Rússia violou o espaço aéreo polonês com vários drones. É um lembrete para todos nós sobre a importância de fortalecer nosso poder de combate”, acrescentou.

A Polônia abateu supostos drones russos em seu espaço aéreo na quarta-feira com o apoio de aeronaves de seus aliados da OTAN, a primeira vez que se tem notícia de que um membro da aliança militar ocidental disparou tiros durante a guerra da Rússia na Ucrânia.

Os sistemas europeus podem ser entregues mais rápido e mais barato do que o sistema de defesa antimísseis Patriot dos EUA, disse o chefe da organização dinamarquesa de aquisição de defesa e logística, Per Pugholm Olsen, em uma coletiva de imprensa.

Back To Top