Mais de 100 mil pessoas participam de protesto anti-imigração em Londres

Compartilhe:

Mais de 100 mil manifestantes marcharam pelo centro de Londres neste sábado (13), carregando bandeiras da Inglaterra e do Reino Unido, em uma das maiores manifestações de direita dos tempos modernos do país, organizada pelo ativista anti-imigrante Tommy Robinson.

A polícia disse que a marcha “Unite the Kingdom” (“Una o Reino”, em tradução livre) de Robinson contou com a presença de cerca de 110.000 pessoas, que foram mantidas afastadas do contraprotesto “Stand Up to Racism” (“Lute contra o Racismo”, em tradução livre), nas proximidades, em que 5.000 pessoas participaram.

Policiais tiveram que intervir em vários locais para impedir os manifestantes do protesto anti-imigração de tentar acessar “áreas estéreis” entre os dois protestos, romper cordões da polícia ou chegar a grupos opostos, disse a Polícia Metropolitana de Londres.

Os manifestantes carregavam a bandeira do Reino Unido e a Cruz de São Jorge vermelha e branca da Inglaterra, enquanto outros traziam bandeiras americanas e israelenses e usavam os chapéus MAGA do presidente dos EUA, Donald Trump.

Eles entoaram slogans críticos ao primeiro-ministro Keir Starmer e carregavam cartazes, incluindo alguns que diziam “vão para casa”. Alguns participantes trouxeram crianças.

Tommy Robinson apresentou a marcha Unite the Kingdom como uma celebração da liberdade de expressão. Ativistas também lamentaram a morte de Charlie Kirk, o ativista conservador americano morto com um tiro na quarta-feira (10).

Back To Top