Do Uol – Imagem: Felipe Floresti/Uol
O governo da Irlanda paga até 70 mil euros (R$ 454,8 mil) para interessados em viver em uma de suas ilhas remotas da costa oeste do país. As autoridades irlandesas renovaram no fim de junho o programa “Our Living Islands”. A iniciativa, lançada em 2023 e com pretensões de durar até 2033, é um programa de combate à despopularização através de medidas como pagamento de bônus ao morador que se realocar para uma das 23 ilhas pouco habitadas do país.
Não é preciso ser cidadão irlandês para se candidatar a um dos pacotes de incentivo. No entanto, interessados devem ter o direito de residir no país, conforme as regras de visto já estabelecidas.
Entre as ilhas disponíveis estão as de Aran, Clare, Dursey, Inishturk, Inishbofin e Bere, entre outras. Juntas, as 23 ilhas do programa têm uma população combinada estimada de apenas 2.734 pessoas, de acordo com levantamento de 2016. Os locais são conhecidos pelos lindos e rústicos litorais e alguns serviram de pano de fundo ao filme “Banshees de Inisherin”, que concorreu ao Oscar.
O objetivo do programa é garantir que “comunidades vibrantes e sustentáveis” continuem a existir nas ilhas. Além disso, ele serve como suporte cultural e meios de diversificar as economias locais, além de melhorar a infraestrutura e as moradias disponíveis nesta porção do país.