Por Euronews
Enquanto a ampliação da UE ganha novo impulso político, uma nova pesquisa indica que mais da metade dos europeus apoia o processo. Para ser preciso, 56% dos cidadãos aprovam a abertura do projeto europeu a outros países.
De acordo com uma sondagem do Eurobarómetro, os Estados-Membros mais favoráveis são a Suécia (79%), a Dinamarca (75%) e a Lituânia (74%). Por outro lado, a Áustria (45%), a República Checa (43%) e a França (43%) são os menos recetivos.
Os jovens europeus, em particular, apoiam o alargamento. 67% dos jovens entre os 15 e os 24 anos são a favor, à frente dos 63% dos jovens entre os 25 e os 39 anos. No geral, a sondagem indica que dois terços dos europeus aprovam esta abertura.
“O apoio vem, em grande parte, de jovens e pessoas instruídas. E isso não é muito surpreendente. Sabe, são os suspeitos de sempre que compreenderiam e apoiariam tais iniciativas”, disse Corina Stratulat, Diretora Associada do Centro de Política Europeia.
“Então, a questão agora é como convencer e fazer com que também participem os eleitores jovens e sem instrução que vão para o extremo e, portanto, estariam do lado oposto do alargamento,”, completa.
Benefícios percebidos
37% dos entrevistados acreditam que a ampliação fortalecerá a influência da UE no mundo. 37% também acreditam que ela fortalecerá o mercado europeu.
Por fim, 30% dos cidadãos acreditam que o alargamento levará a uma maior solidariedade entre os Estados-Membros. Mas por trás desse apoio público, é necessário comprometimento político para levar o processo adiante, ressalta Corina Stratulat.
“Seria bom se os políticos agora aproveitassem essa onda de apoio público para serem mais ambiciosos e realmente agirem no que diz respeito a acolher novos membros na União Europeia e fazer o trabalho preparatório necessário para poder acomodar mais países na mesa de tomada de decisões.”





