Por Euronews
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul avançaram nas negociações comerciais nesta quarta-feira, 29, abordando detalhes de um investimento de US$ 350 bilhões (€ 300 bilhões) na economia americana, após negociações e cerimônias que incluíram a entrega de uma medalha de ouro e uma coroa ao presidente Donald Trump.
Ambos foram presentes do presidente do país, Lee Jae Myung, que intensificou os elogios enquanto Washington e Seul trabalhavam para consolidar promessas financeiras durante a última parada da viagem de Trump à Ásia. Embora ambos os lados tenham afirmado que houve progresso, Trump disse que as coisas estavam “praticamente finalizadas”, mas nenhum acordo foi assinado ainda.
De acordo com Kim Yong-beom, chefe de gabinete de Lee para assuntos políticos, o plano inclui investimentos graduais, cooperação na construção naval e a redução das tarifas de Trump sobre as exportações de automóveis da Coreia do Sul. A Casa Branca não se pronunciou imediatamente.
O anúncio veio após um dia de homenagens ao presidente americano por parte de seus anfitriões. O almoço especial contou com carne bovina criada nos EUA e um brownie decorado com ouro. Uma banda tocou o hino de campanha de Trump, “YMCA”, quando ele desembarcou do Air Force One, e Lee lhe disse: “Você está realmente tornando a América grande novamente.”
“Aquilo foi um espetáculo e uma cena belíssima”, disse Trump a Lee durante o encontro. “Foi tudo tão perfeito, tão impecavelmente executado.”
Mais cedo naquele dia, Trump chegou a suavizar sua retórica sobre o comércio internacional, que ele normalmente descreve em termos predatórios, onde sempre há alguém tentando explorar os Estados Unidos.
“Os melhores negócios são aqueles que funcionam para todos”, disse ele durante um fórum empresarial.





