Brasil anuncia 143 delegações na Cúpula dos Líderes da COP30

Compartilhe:

O governo brasileiro confirmou, nesta sexta-feira (31), em Brasília, a participação de 143 delegações na Cúpula dos Líderes sobre o Clima, que ocorrerá em Belém (PA) nos dias 6 e 7 de novembro, como parte da programação que antecede a COP30. Deste total, 57 delegações serão chefiadas por líderes, entre chefes de Estado e de governo, além de 39 ministros e representantes de diversas organizações internacionais.

A atualização foi anunciada durante coletiva de imprensa com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do presidente da COP30, embaixador André Aranha Corrêa do Lago, pelo secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador Maurício Carvalho Lyrio, e pela CEO da COP30, Ana Toni.

Segundo o embaixador Maurício Lyrio, por razões diplomáticas e de segurança, os nomes dos líderes participantes não serão divulgados antecipadamente, mas garantiu que a representação será expressiva.

“A Cúpula será muito representativa da comunidade internacional. Todos os líderes terão a possibilidade de fazer um discurso na plenária ampla e, posteriormente, participar de sessões temáticas organizadas em mesas de até 40 líderes”, completou.

O que é a Cúpula dos Líderes sobre o Clima

A Cúpula dos Líderes é um encontro de alto nível que tradicionalmente marca o início das conferências do clima (COPs), reunindo chefes de Estado e representantes de países para debater compromissos políticos e estratégicos voltados ao enfrentamento da crise climática.

Apesar de sua relevância, o evento não tem caráter deliberativo — ou seja, não define decisões oficiais sobre o regime climático internacional. Segundo Lyrio, “a Cúpula é um espaço de diálogo político e não de deliberação.

O documento final de consenso será resultado das negociações da própria COP30, que começa oficialmente no dia 10 de novembro”.

COP30 em Belém

Esta será a primeira vez que a Cúpula dos Líderes e uma COP serão realizadas na Amazônia. A cidade de Belém se prepara para receber mais de 40 mil visitantes entre chefes de Estado, delegações oficiais, organizações internacionais e milhares de participantes da sociedade civil.

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, destacou o esforço logístico para garantir a presença de todas as nações.

“Acredito que devem vir praticamente todos os países. O Brasil conseguiu apoio para que todos esses países tenham o número mínimo de quartos e possam enviar representação”, afirmou durante coletiva na sede da Embrapa.

Back To Top