Irã anuncia reconstrução reforçada das bases nucleares atacadas pelos EUA

Compartilhe:

O presidente iraniano Masoud Pezeshkian declarou neste domingo (2/11) que o Irã vai reconstruir as instalações nucleares danificadas pelos ataques das forças dos Estados Unidos e de Israel em junho, desafiando diretamente a ameaça do presidente americano, Donald Trump, que indicou a possibilidade de novos ataques caso as reparações fossem realizadas.

Durante visita à agência nuclear do país, Pezeshkian afirmou:

“Destruir prédios e fábricas não vai criar um problema para nós. Vamos reconstruir e com mais força”.

Pezeshkian reiterou que o programa nuclear iraniano tem caráter civil e não busca a produção de armas nucleares, ressaltando que “tudo é destinado a resolver os problemas do povo, combater doenças, auxiliar na saúde das pessoas”.

A porta-voz do governo, Fatemeh Mohajerani, confirmou que o Irã recebeu uma mensagem da administração Trump para retomar negociações, mas o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, descartou negociações diretas, afirmando que “nunca negociaremos nosso programa de mísseis e nenhum ator racional aceitaria se desarmar”.

O conflito em torno do programa nuclear iraniano ocorre há mais de duas décadas, com o recente agravamento e ataques específicos às instalações em Natanz, Isfahan e Fordo. Apesar dos danos causados, o governo iraniano promete fortalecer a infraestrutura nuclear.

As tensões continuam elevadas, e a comunidade internacional acompanha de perto os próximos passos do Irã, que também vem recebendo pressão diplomática de países como Omã para que retome o diálogo com os Estados Unidos.

Back To Top