“Trump chama prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, de comunista após vitória histórica do socialista muçulmano”

Compartilhe:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso nesta quarta-feira (5/11) em Miami atacando o recém-eleito prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, classificando-o como “comunista” e acusando o Partido Democrata de querer transformar o país em uma espécie de regime comunista ou socialista.

Mamdani, o primeiro muçulmano a comandar a maior cidade do país, venceu com 50,4% dos votos, superando Andrew Cuomo e Curtis Sliwa. Trump aproveitou o evento do American Business Forum para reforçar seu discurso contra o campo progressista dos democratas, prometendo, inicialmente, limitar o financiamento federal à cidade caso Mamdani assumisse.

Zohran Mamdani, de 34 anos, nasceu em Uganda, filho de mãe indiana e pai ugandês, e mudou-se ainda criança para os Estados Unidos. Declaradamente socialista, ele defende políticas de forte viés social, como congelamento dos aluguéis, creches públicas gratuitas e supermercados subsidiados para reduzir o alto custo de vida em Nova York.

Mamdani, carismático e com grande apelo entre os jovens, tornou-se símbolo de renovação do Partido Democrata e da ala progressista do partido que ganhou força com sua eleição. Em seu discurso de vitória, Mamdani respondeu a Trump com ironia e afirmou que Nova York, cidade que criou o ex-presidente, mostrará ao país como derrotá-lo.

Back To Top