Rússia se posiciona para apoiar Venezuela em meio à escalada de tensões com os EUA

Compartilhe:

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, afirmou, nesta sexta-feira,7, que Moscou está pronta para responder a pedidos de ajuda da Venezuela após a escalada de tensões provocada pelo governo de Donald Trump.

Zakharova destacou que a Rússia busca evitar uma maior escalada na região da América Latina, ressaltando que qualquer ação militar dos EUA contra a Venezuela só agravaria a situação, ao invés de resolver os problemas. Segundo ela, o diálogo e a diplomacia dentro do campo legal são os caminhos mais adequados, ressaltando: “Uma agressão direta desse tipo só piorará a situação, em vez de resolver os problemas que podem perfeitamente ser solucionados por meios jurídicos e diplomáticos”.

A tensão entre os governos de Trump e Maduro vem crescendo, especialmente após a presença militar ampliada dos EUA no Caribe e operações contra cartéis de drogas na região, que o governo norte-americano classifica como ações contra “narcoterroristas”.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro solicitou apoio militar da Rússia, incluindo reparos em caças Sukhoi e sistemas de defesa, diante do agravamento da situação. Maria Zakharova ainda indicou que Moscou mantém contato constante com Caracas sobre esses desdobramentos, enquanto Maduro mobiliza exercícios militares e milícias armadas para garantir a “segurança nacional e a estabilidade regional.

Back To Top