Por: Lucas de Azevedo
Moradores e autoridades do Paraná expressaram, neste domigo,9, o impacto devastador do tornado ocorrido em São Bonito do Iguaçu, nessa última semana, que resultou em seis mortes e mais de 775 feridos, além de extensão dos alertas meteorológicos para sete estados brasileiros.
Um dos relatos emocionados veio de familiares dos afetados, enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta laranja para intensas tempestades, chuvas, ventos de até 100 km/h e granizo nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, destacando a necessidade de atenção e prevenção.
O meteorologista Ernani Nascimento, do Inmet, comentou que, apesar dos tornados não serem raros no Brasil, a intensidade e o impacto em área urbana são incomuns e preocupantes. “Infelizmente, o tornado atingiu uma cidade, o que potencializou os danos,” afirmou.
Complementando, a especialista em clima Mariana Belmont destacou que o evento é um reflexo direto da crise climática global, ressaltando que fenômenos extremos como esse ocorrerão com maior frequência e intensidade, exigindo preparativos eficazes para minimizar os danos.
A defesa civil local e equipes de resgate continuam no trabalho de apoio às vítimas e na avaliação dos danos causados.





