Por: Lucas de Azevedo
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva participou neste domingo, 9, da 4ª Cúpula Celac-União Europeia, em Santa Marta, Colômbia, onde enfatizou a necessidade de uma solução pacífica para a escalada de tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela.
Em entrevista recente, Lula declarou que “a América Latina é uma zona de paz” e ressaltou:
“Só tem sentido a reunião da Celac nesse momento se a gente for discutir essa questão dos navios de guerra americanos aqui nos mares da América Latina. Não precisamos de guerra aqui”. O presidente brasileiro se colocou à disposição para mediar o conflito, reforçando o papel histórico do Brasil em negociações regionais.
A cúpula reuniu representantes de 33 países da América Latina e Caribe e 27 da União Europeia, focando em cooperação regional em comércio, meio ambiente e segurança. Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, também falou sobre o diálogo permanente do Brasil com todos os países da região, independentemente da orientação política, destacando que o país está aberto a ajudar, se solicitado:
“Queremos ver todos os países da região prósperos, democráticos, organizados e pacíficos”. O evento incluiu debates sobre a intensificação da presença militar dos EUA no Caribe e as consequências para a estabilidade regional.


