Novo presidente da Bolívia assume prometendo integração global e desenvolvimento

Compartilhe:

Na última sexta-feira, 8, o novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz,  tomou posse em cerimônia solene, destacando a promessa de que o país nunca mais estará “de costas para o mundo”. Durante a posse, o presidente afirmou:

“A partir de agora, a Bolívia será protagonista no cenário internacional, com políticas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.” A cerimônia contou com a presença de líderes regionais e internacionais, reforçando o compromisso com a cooperação hemisférica.

Em entrevista concedida no mesmo dia da posse, o ministro das Relações Exteriores declarou: “Estamos prontos para abrir novas parcerias e projetos que beneficiem nosso povo e colocem a Bolívia no centro das atenções globais.

Rodrigo Paz, destacou no seu discurso de posse a promessa de que a Bolívia “nunca mais ficará isolada da comunidade internacional” e que o país será “protagonista no cenário internacional” com uma postura aberta ao mundo, rejeitando ideologias fracassadas do passado.

Paz tem 58 anos e é filho do ex-presidente Jaime Paz (1989-1993). Nos últimos cinco anos, ele atuou como senador pela aliança Comunidade Cidadã, liderada pelo ex-presidente Carlos Mesa.

Paz chega à Presidência em meio à pior crise econômica do país em quatro décadas. Desde 2006 a Bolívia era governada pelo partido Movimento ao Socialismo (MAS), cuja figura central é o ex-presidente Evo Morales.

Nascido em Santiago de Compostela, Espanha, em 1967, Paz Pereira viveu sua infância em pelo menos uma dúzia de países porque seus pais foram perseguidos durante governos militares, segundo a agência EFE.

Back To Top