Por: Lucas de Azevedo
No último domingo, 9, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a rede social Truth Social para criticar a construção da Avenida da Liberdade em Belém, Pará, uma estrada de quatro faixas que corta a floresta amazônica. Trump afirmou:
“Eles devastaram completamente a Floresta Amazônica no Brasil para construir uma rodovia de quatro faixas para ambientalistas circularem. Virou um grande escândalo!”
Ele fez a postagem em resposta a uma reportagem da Fox News que alegou que cerca de 100 mil árvores foram derrubadas para a obra, que gerou muita polêmica antes da COP30 começar.
Por sua vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre as negociações com Trump durante a preparação da COP30, afirmando na terça-feira, 4 de novembro, que ligaria novamente para Trump caso não houvesse agendamento de reunião entre as equipes dos dois países até o fim da conferência. Lula declarou:
“Eu saí da reunião com o presidente Trump certo de que a gente vai estabelecer um acordo. Disse a ele que era muito importante que nossos negociadores começassem a negociar logo”.
Além disso, ele completou: “Quando terminar a COP, se não tiver marcada a reunião entre os meus negociadores e os dele, eu vou ligar para Trump outra vez”.





