Novo partido de extrema-direita com nome de Donald Trump é lançado na Bélgica

Compartilhe:

Na Bélgica, foi oficializado nesta segunda-feira 10, o lançamento de um novo partido político francófono de extrema-direita chamado TRUMP, acrônimo para Tous Réunis pour l’Union des Mouvements Populistes (Todos Unidos para a União dos Movimentos Populistas).

O grupo sucede o extinto movimento Chez Nous e o antigo partido Frente Nacional. Salvatore Nicotra, fundador do TRUMP e ex-presidente da Frente Nacional belga, declarou em entrevista à agência BRUZZ em Bruxelas, nesta segunda-feira, 10, que “Donald Trump é o símbolo máximo do populismo. Ele encarna imediatamente aquilo que nós defendemos.”

Diferenciando-se do Vlaams Belang, maior partido de extrema-direita do país que defende o separatismo flamengo, Nicotra destacou que o TRUMP tem uma visão unitária para a Bélgica e um “pendor social” alinhado ao populismo de direita.

A comissão executiva do partido inclui também Emanuele Licari, ex-candidato do Vlaams Belang afastado por glorificar o fascismo. O partido tem a meta de competir nas eleições federais e ao Parlamento Europeu de 2029, além de cogitar candidaturas regionais e municipais, com lançamento oficial previsto para 30 de novembro.

O lançamento deste partido ocorre em meio a uma delicada fase política na Bélgica, com o governo de coalizão enfrentando negociações orçamentárias tensas. O primeiro-ministro Bart De Wever pediu ao rei Philippe até o Natal para que o governo alcance um acordo sobre a redução de gastos estimada em 10 bilhões de euros.

O novo partido TRUMP se insere neste contexto buscando uma representatividade populista e unificada para o país francófono, apostando na figura controversa do ex-presidente dos EUA como símbolo máximo de sua ideologia.

Back To Top