Por: Lucas de Azevedo
Os governos do Brasil e do Reino Unido anunciaram na última quarta-feira, 12, a ampliação da parceria no combate ao tráfico de pessoas, um importante crime organizado transnacional. O novo Memorando de Entendimento firmado entre os dois países prevê a troca de informações de inteligência, a coordenação de operações conjuntas, além do fortalecimento das ações de prevenção e assistência às vítimas.
A iniciativa integra o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, buscando desarticular redes criminosas por meio de um trabalho coordenado e baseado em inteligência. A cooperação internacional é vista como fundamental para aumentar a efetividade das ações policiais e a proteção das vítimas.
Jean Uema, secretário da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), declarou:
“O Memorando se insere em uma estratégia mais ampla de fortalecimento da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Nos últimos anos, o Brasil tem priorizado a cooperação com países parceiros para aprimorar investigações, formar agentes públicos e ampliar a rede de proteção às vítimas”.
Uema também ressaltou que a parceria segue outras assinadas com autoridades da Colômbia e da Bolívia, ampliando a atuação conjunta contra esses crimes transnacionais. Essa iniciativa evidencia o empenho dos dois países em proteger as vítimas e responsabilizar os criminosos, contribuindo para a redução desse grave problema global.





