Putin e Netanyahu discutem cessar-fogo em Gaza, programa nuclear iraniano e estabilização na Síria

Compartilhe:

O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu mantiveram uma conversa telefônica, neste sábado, 15, para debater os desdobramentos da Faixa de Gaza, as negociações de cessar-fogo e o programa nuclear iraniano, além da busca por estabilidade na Síria. Segundo informações do Kremlin, houve uma “troca de opiniões aprofundada” sobre a situação na região, com foco no andamento da primeira fase do acordo de trégua firmado em 9 de outubro, que inclui cessar-fogo temporário e troca de detidos entre Israel e Hamas.

O governo russo também destacou que as questões do programa nuclear iraniano, visto por Israel como a maior ameaça à sua segurança, e da segurança regional foram abordadas no contexto da conversa. No que diz respeito à Síria, os líderes discutiram medidas para avançar na estabilização do país, onde Rússia e Israel mantêm atuações militares.

Ressalte-se que em outubro, um realinhamento estratégico ocorreu com a queda de Bashar al-Assad e a nova presidência de Ahmed al-Sharaa, momento que o Kremlin classificou como fundamental para a nova relação com Damasco.

Esta foi a segunda conversa telefônica entre Putin e Netanyahu em pouco mais de um mês, seguindo a iniciativa de Putin para manter o diálogo sobre a região do Oriente Médio, destacando a busca por uma solução baseada no direito internacional para a questão palestina.

A trégua vigente desde outubro, também prevê etapas futuras que incluem a retirada parcial israelita e a discussão da constituição de uma força internacional para o enclave Palestino.

Back To Top