Por: Lucas de Azevedo
Na tarde do última sábado, 15, milhares de jovens integrantes da chamada “Geração Z” promoveram um protesto em Cidade do México contra a presidente Claudia Sheinbaum. A manifestação, que começou pacífica, rapidamente se transformou em confrontos violentos com a polícia, com barricadas sendo derrubadas, pedras sendo lançadas e a segurança do Palácio Nacional sendo quebrada. Jovens mascarados enfrentaram os agentes de prontidão, levando o centro da capital a um cenário de muita tensão e conflito.
Uma das manifestantes, Ana López, 22 anos, afirmou em entrevista durante os tumultos: “Queremos justiça pela morte do prefeito reformista Carlos Manzo e um basta à corrupção e impunidade que sufocam o país.” Outro entrevistado, Diego Martínez, 19 anos, completou:
“Não aceitamos que o governo desconsidere nossas vozes e continue ignorando a segurança da juventude e da população em geral.” A entrevista foi realizada no local do protesto, no dia 15 de novembro de 2025, enquanto os protestos aconteciam intensamente.
Sheinbaum comentou que os distúrbios foram incitados por adversários políticos de direita, reforçando seu apelo a manifestações pacíficas, apesar da grave situação.





