Por: Lucas de Azevedo
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva realizou na segunda-feira, 17, uma conversa telefônica de cerca de 40 minutos com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para discutir as prioridades da presidência sul-africana do G20 à margem da próxima Cúpula de Líderes, marcada para os dias 22 e 23 de novembro.
Lula reiterou o apoio do Brasil às iniciativas da África do Sul no grupo, com destaque para o trabalho do Grupo de Especialistas em Desigualdade, presidido pelo Nobel Joseph Stiglitz. O presidente brasileiro também manifestou apoio à criação de um Painel Internacional sobre Desigualdade, semelhante ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que visa assessoramento técnico na área.
Além disso, Lula e Ramaphosa combinaram realizar uma reunião bilateral durante a cúpula do G20 em Joanesburgo para tratar da facilitação e do aprofundamento do comércio entre Brasil e África do Sul. O encontro marca um esforço dos dois países para ampliar suas relações econômicas e fortalecer a cooperação regional em um momento decisivo para as relações internacionais no âmbito do G20. Na mesma ligação, Lula parabenizou Ramaphosa pelo seu aniversário de 73 anos, demonstrando cordialidade e reforço das relações diplomáticas.
Na ocasião, imagens oficiais divulgaram os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cyril Ramaphosa, que simbolizam a parceria e o diálogo estratégico entre Brasil e África do Sul. O momento antecede a presidência sul-africana do G20, que será exercida nos próximos meses, prometendo aprofundar temas ligados à desigualdade, segurança alimentar e comércio internacional, pautas essenciais na agenda global atual.





