Por: Lucas de Azevedo
No último domingo, 16, o exército alemão deu início ao exercício de guerra urbana “Bollwerk Bärlin III”, com cinco dias de treinamento intensivo em diferentes pontos da capital, incluindo a estação de metrô Jungfernheide. Segundo representantes do Bundeswehr, a invasão da Rússia à Ucrânia tornou essencial o preparo para defesa urbana especializada.
“As ruas estreitas, prédios altos e túneis do metrô de Berlim exigem um treinamento específico para rápida mobilização”, destacou um oficial militar entrevistado durante o exercício.
Os soldados praticaram cenários variados de combate urbano, como proteger infraestruturas críticas, enfrentar sabotadores e evacuar feridos, inclusive em operações noturnas dentro das estações de metrô. “Equipes de segurança, incluindo atiradores de elite, foram posicionadas nos túneis do metrô, mas utilizamos munição de festim para garantir a segurança da população”, afirmou um porta-voz do Bundeswehr na entrevista concedida durante as atividades realizadas nesta terça-feira, 18 de novembro, em Jungfernheide. A empresa pública de transporte BVG alertou que os exercícios causariam pequenos atrasos sem suspender o serviço.
A expectativa do comando militar é que tais treinamentos aumentem a prontidão do exército para eventuais emergências na capital alemã, reforçando a defesa local diante dos desafios geopolíticos europeus atuais.





