Perfil de premiê alemão é invadido após críticas a Belém: Obrigado por ter ido embora

Compartilhe:

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, causou polêmica ao declarar em discurso no Congresso Alemão do Comércio, na última quinta-feira, 13, que sua comitiva ficou contente ao deixar Belém, local da realização da COP30. Em palavras que repercutiram amplamente, Merz afirmou:

“Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos.”

A declaração gerou reação intensa nas redes sociais brasileiras, com usuários invadindo o perfil oficial do chanceler no Instagram para contestar e criticar o comentário considerado ofensivo e preconceituoso. Comentários como “Respeita o Brasil” dominaram as postagens, evidenciando o descontentamento popular.

Políticos locais também se manifestaram, como o governador do Pará, que afirmou que o estado abriu suas portas para receber os visitantes e que há orgulho na região:

“Aproveito para fazer outra pergunta: quem aqui tem orgulho do Pará e do Brasil? Que levante a mão.”

Apesar da controvérsia, o ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Carsten Schneider, fez questão de comentar positivamente sobre o Brasil, em postagem no Instagram elogiando o país como “um país maravilhoso, com um povo acolhedor e bom anfitrião” e expressou tristeza por não poder ficar mais tempo após a COP30.

Back To Top