Por: Lucas de Azevedo
Em entrevista concedida no último domingo, 23, durante a Cúpula do G20 em Joanesburgo, África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia será assinado no próximo dia 20 de dezembro. Lula destacou a importância estratégica do pacto, que envolve 722 milhões de habitantes e um PIB combinado de US$ 22 trilhões, classificando-o como possivelmente o maior acordo comercial do mundo. Segundo ele, a assinatura deve acontecer em Foz do Iguaçu, durante a Cúpula de Líderes do Mercosul.
O presidente brasileiro afirmou ainda que o Brasil, que está atualmente na presidência do Mercosul, fez da conclusão do acordo com a União Europeia uma prioridade para este semestre. Ele explicou que, embora o presidente do Paraguai não possa estar presente na data prevista para a assinatura, uma reunião de alto nível entre os países do bloco sul-americano deverá ocorrer no início de janeiro, também em Foz do Iguaçu. Lula ressaltou a expectativa de que após a assinatura, o Mercosul e a União Europeia possam começar a usufruir das vantagens econômicas e comerciais do acordo.
A expectativa em torno do acordo é grande, principalmente porque ele marca o fim de cerca de 25 anos de negociações. Além do impacto comercial, o acordo tem um papel geopolítico, podendo ajudar a União Europeia a reduzir a dependência de minerais essenciais de países como a China.
A assinatura oficial, prevista para o dia 20 de dezembro, simboliza um marco para a integração econômica entre os dois blocos e uma nova fase para o comércio internacional tanto para os países sul-americanos quanto para os europeus.





