Por: O Globo – Foto: Jonathan Nackstrand/AFP
A alemã Laura Dahlmeier, bicampeã olímpica de biatlo em 2018, foi declarada morta após o acidente ocorrido em alta montanha na segunda-feira, no Paquistão, anunciou sua agência de representação nesta quarta-feira.
“Os esforços de resgate para salvá-la fracassaram”, já que a perigosidade do local torna a operação “impossível”, além de ela ter sido interrompida com a chegada da noite, informou a agência Nine@One em comunicado.
A atleta foi atingida por uma queda de pedras logo após alcançar o cume da montanha, situada a pouco mais de 6 mil metros de altitude. Um companheiro de expedição acionou imediatamente o socorro, mas, por conta do isolamento e da altitude extrema — cerca de 5.700 metros —, um helicóptero só conseguiu se aproximar do local na manhã de terça-feira, sem conseguir chegar até onde ela está.
Desde junho, Dahlmeier estava no Paquistão em expedições. Em semanas recentes, havia escalado a Grande Torre do Trango, a 6.286 metros. Em novembro passado, já havia feito história ao escalar o Ama Dablam, no Himalaia, quebrando o recorde de velocidade na subida.