Na última semana, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que as conversações entre as delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia, em Genebra, na Suíça, foram as mais produtivas e significativas desde o início do processo de negociação. Rubio destacou que, embora haja ainda ajustes a serem feitos no plano de paz, o progresso é promissor e as conversas continuam em níveis elevados para finalizar um texto de acordo.
Ele ressaltou que o plano de paz de 28 pontos proposto pelo governo de Donald Trump tem sido cuidadosamente trabalhado a partir das contribuições de todas as partes, mas que adaptações serão feitas para incorporar as preocupações ucranianas.
Rubio enfatizou que o acordo final precisará ser aprovado pelos presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e também precisa do aval da Rússia, o que reforça a complexidade das negociações.
Aproveitando a entrevista em Genebra, Rubio expressou otimismo sobre o futuro do processo, descrevendo as conversas como construtivas, focadas e respeitosas, além de declarar que o presidente Trump está satisfeito com o progresso alcançado.





