Por: Lucas de Azevedo
Na última quarta-feira, 3, em Windsor, Inglaterra, o Rei Charles III deu as boas-vindas ao presidente alemão Frank-Walter Steinmeier e sua esposa, Elke Büdenbender, iniciando uma visita de Estado de três dias que marca o primeiro evento desse tipo por um líder alemão em 27 anos. Acompanhado pela Rainha Camilla, o monarca recebeu o casal em uma procissão de carruagem até o Castelo de Windsor, com a presença do Príncipe William e sua esposa, Kate.
Steinmeier enfatizou a reconciliação histórica entre os países. Ele celebrou os laços profundos e a expansão da cooperação contra ameaças à segurança europeia, mudanças climáticas e para o crescimento econômico. Essas falas marcam a primeira visita de Estado alemã em 27 anos.
O presidente alemão declarou que as relações entre os dois países estão em “far better shape” do que nos últimos anos, após tensões pós-Brexit, elogiando um tratado assinado em julho para maior colaboração.
Ele se reuniu com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer em Downing Street, antes de um banquete de Estado no Castelo de Windsor, destacando o fortalecimento de laços europeus. A visita segue a de Emmanuel Macron em julho e reflete esforços para revitalizar parcerias após o Brexit, com o chanceler alemão Friedrich Merz tendo assinado um tratado em julho.





