Por: Lucas de Azevedo
Reino Unido e Noruega anunciaram, na última quinta-feira, 4, uma aliança naval conjunta para proteger cabos submarinos no Atlântico Norte e caçar submarinos russos, com uma frota combinada de pelo menos 13 navios de guerra.
O acordo histórico foi assinado em Londres pelos ministros da Defesa, Tore O. Sandvik, da Noruega, e John Healey, do Reino Unido, durante conversas entre os primeiros-ministros Keir Starmer e Jonas Gahr Støre. Essa iniciativa segue um contrato de £10 bilhões para a Noruega adquirir cinco fragatas britânicas e inclui o uso de mísseis noruegueses pela Marinha Real britânica.
O ministro da Defesa norueguês, Tore O. Sandvik, destacou em 4 de dezembro de 2025 que o pacto permitirá que “os dois países se defendam juntos”. Já o secretário de Defesa britânico, John Healey, afirmou no mesmo dia:
“Nesta nova era de ameaças e com o aumento da atividade russa no Atlântico Norte, nossa força vem do poder duro e de alianças fortes”. A medida responde ao crescimento de 30% na atividade naval russa ao redor das águas britânicas nos últimos dois anos.





