Por: Lucas de Azevedo
O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi renovaram sua aliança estratégica durante encontro em Nova Délhi, na última quinta-feira, 4. Modi elogiou Putin afirmando que ele “lançou as bases da aliança Rússia-Índia há um quarto de século”, destacando-o como líder experiente e parceiro confiável para a Índia. A reunião ocorreu em meio a negociações globais envolvendo o presidente dos EUA, Donald Trump.
Putin, por sua vez, descreveu as conversas como “produtivas e construtivas”, enfatizando a profundidade e o tom positivo das discussões bilaterais, e agradeceu Modi pela conversa privada que impulsionou a cooperação. Ele mencionou manter comunicação constante por telefone sobre questões-chave e examinou o espectro completo da parceria multifacetada.
Putin também comentou sobre Trump, dizendo que “alcançar o consenso entre as partes em conflito não é uma tarefa fácil, mas acredito que o presidente Trump está tentando sinceramente” na mediação de conflitos.
A cúpula bilateral foca em defesa, comércio e petróleo, com a Índia como segundo maior comprador russo da commodity. Putin busca romper isolamento ocidental via Brics, enquanto Modi equilibra pressões geopolíticas.





