Por: Lucas de Azevedo – Foto: EFE
O presidente argentino Javier Milei acompanhou no sábado (6), na província de Córdoba, a chegada dos primeiros seis caças F-16 adquiridos da Dinamarca por mais de US$ 300 milhões, em uma cerimônia que marcou a modernização da Força Aérea Argentina.
Durante o evento na Área Material de Río Cuarto, Milei subiu à cabine de uma das aeronaves ao lado do ministro da Defesa, Luis Petri, e classificou os jatos como “anjos protetores”, afirmando que “a partir deste sábado cada um dos argentinos estará um pouco mais seguro”.
Os aviões, que fizeram escalas na Espanha e no Brasil antes de entrar em território argentino na sexta-feira, representam um símbolo da soberania e prosperidade defendidas pelo governo.
Milei enfatizou em sua fala durante a cerimônia: “Com este importante investimento em armamento militar vamos robustecer substancialmente a nossa força aérea”, destacando a recuperação da capacidade de interceptação supersônica após anos sem caças modernos. O presidente também declarou: “É hora de voltar a discutir o verdadeiro significado da palavra soberania. Não há soberania sem prosperidade econômica e sem capacidades militares para defender essa prosperidade alcançada”.
Essa aquisição, paga em cinco parcelas anuais, faz parte de um lote total de 24 aeronaves e reflete os laços de Milei com os Estados Unidos.
O brigadeiro-major Gustavo Javier Valverde e Karina Milei, secretária-geral da presidência, participaram do ato, reforçando o compromisso com a defesa nacional. Os F-16 foram apresentados com voos rasantes sobre Buenos Aires no mesmo dia. O presidente Javier Milei discursa durante a apresentação dos caças F-16 na Área Material de Río Cuarto.





