Por: Catanduva Júnior
Um ataque a tiros em um bar de Bekkersdal, nos subúrbios de Joanesburgo, deixou nove mortos e dez feridos na madrugada do último domingo (21). Cerca de 12 homens armados, que chegaram em uma kombi branca e um carro sedan prata, abriram fogo de forma aleatória contra clientes do estabelecimento, que possuía licença para funcionar, e continuaram atirando durante a fuga.
A Brigada Athlenda Mathe, porta-voz da Polícia Sul-Africana, declarou em entrevista à emissora SABC:
“Os suspeitos invadiram o local e dispararam sem motivo aparente, atingindo inclusive um motorista de aplicativo que estava do lado de fora”.
Moradores da região expressaram terror em depoimentos coletados pela polícia no mesmo dia, com um testemunha anônima afirmando: “Eles atiraram na rua também, matando pessoas aleatoriamente; nunca vi algo assim na nossa comunidade”.
A polícia intensificou buscas pelos suspeitos, destacando o padrão de violência em bares sul-africanos, como o tiroteio em Pretória que matou 11 pessoas em 6 de dezembro de 2025. Um representante policial reforçou em entrevista à SABC:
“Vamos prender esses criminosos; esses ataques em tabernas são um problema grave que estamos combatendo”. A África do Sul registra alta taxa de homicídios, com incidentes semelhantes se multiplicando nos últimos anos.

