A duplicação de tarifas sobre importações indianas por Trump entra em vigor, aumentando as tensões

Compartilhe:

A duplicação das 
tarifas sobre produtos da Índia para até 50% pelo presidente dos EUA, Donald Trump, entrou em vigor conforme programado na quarta-feira, aumentando as tensões entre as duas maiores democracias do mundo e parceiros estratégicos.

Uma tarifa punitiva de 25% imposta pela Índia às compras de petróleo russo se soma à tarifa anterior de 25% imposta por Trump sobre muitos produtos indianos. Ela eleva os impostos totais para até 50% para produtos como vestuário, pedras preciosas e joias, calçados, artigos esportivos, móveis e produtos químicos – entre os mais altos impostos pelos EUA e no mesmo nível do Brasil e da China.

As novas tarifas ameaçam milhares de pequenos exportadores e empregos, inclusive no estado natal do primeiro-ministro Narendra Modi, Gujarat. Um funcionário do Ministério do Comércio da Índia disse, sob condição de anonimato, que os exportadores afetados por tarifas receberiam assistência financeira e seriam incentivados a diversificar para mercados como China, América Latina e Oriente Médio.

Um aviso da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA aos remetentes, abre uma nova abaoferece uma isenção de três semanas para mercadorias indianas que foram carregadas em um navio e estavam em trânsito para os EUA antes do prazo da meia-noite. Essas mercadorias ainda podem entrar nos EUA com tarifas mais baixas antes das 00h01 EDT (04h01 GMT) do dia 17 de setembro.


Back To Top