Por: Lucas de Azevedo
A Alemanha anunciou que a partir de 1º de janeiro de 2026, todos os homens nascidos a partir de 2008 serão obrigados a se registrar para um eventual serviço militar, marcando o caminho para a reintrodução do serviço militar obrigatório caso o contingente de voluntários seja insuficiente. O presidente do grupo parlamentar da CDU/CSU, Jens Spahn, afirmou:
“O serviço militar moderno está a chegar com uma obrigação de apresentação de relatórios semestrais ao Bundestag para acompanharmos o crescimento das nossas forças armadas” (entrevista concedida em novembro de 2025). Esse registro incluirá exames médicos e um questionário detalhado sobre disposição para o serviço.
Segundo o ministro da Defesa, Boris Pistorius, a reintrodução do serviço obrigatório está condicionada ao insucesso do recrutamento voluntário, que permanece como prioridade. Ele explicou que “há uma série de critérios para isenção, como já ter irmãos no serviço militar, ser agente da polícia ou estar inscrito na defesa civil” e apenas um procedimento de seleção seria aplicado como último recurso.
“Estou muito confiante que tudo vai funcionar, pois o serviço voluntário continua sendo um conceito atraente para reforçar as tropas”, destacou Pistorius (novembro de 2025).
A medida visa ainda cumprir compromissos da Alemanha com a NATO e reforçar sua prontidão em um cenário geopolítico tenso. O processo envolverá o contato inicial com cerca de 700 mil jovens e o uso de um sistema online para coleta de informações sobre saúde, aptidão física e educação.
Mulheres e pessoas não binárias poderão participar voluntariamente. Conforme explicou o líder do grupo parlamentar do SPD, Matthias Miersch, essa iniciativa terá duas fases, começando pelo serviço voluntário e, se necessário, avançando para o obrigatório.
“Estamos convencidos de que a fase voluntária será suficiente, mas o Bundestag estará preparado para legislação adicional se precisar ser aplicada”. A expectativa é que o recrutamento possa cobrir coortes inteiras já a partir de julho de 2027.





