Por: Lucas de Azevedo
Na última quinta-feira, 27, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que ataques norte-americanos por terra contra cartéis de drogas na Venezuela devem ocorrer “em breve”. Ele destacou que as operações terrestres seriam mais fáceis e focadas em desmantelar os cartéis que atuam no país liderado por Nicolás Maduro.
Trump já havia mencionado essa possibilidade no mês anterior quando indicou que as ações militares iriam avançar para o terreno, ressaltando que provavelmente comunicariam o Congresso sobre os detalhes das operações em terra.
Segundo ele, o foco principal dessas ações seria enfrentar o chamado “cartel de Los Soles”, liderado por Maduro, que Washington reclassificou como organização terrorista internacional para justificar operações militares mais amplas na região.
Desde o início dessas ofensivas, ao menos 22 barcos suspeitos de tráfico foram bombardeados pelas forças americanas, sem que até então houvesse provas públicas confirmando sua participação no narcotráfico. Maduro acusa Trump de usar o pretexto da luta contra o “narcoterrorismo” para planejar uma intervenção militar na Venezuela.





