Atropelamento em massa na Ilha Turística Île d’Oléron choca a França

Compartilhe:

Um homem de 35 anos foi preso nesta quarta-feira, 5, após atropelar deliberadamente ao menos dez pessoas, entre pedestres e ciclistas, nas localidades de Saint Pierre d’Oléron e Dolus d’Oléron, na famosa ilha turística de Île d’Oléron, na costa atlântica da França. Segundo o prefeito de Dolus-d’Oléron, Thibault Brechkoff, “Estamos extremamente chocados. Todos os serviços municipais estão totalmente mobilizados.

Dois helicópteros foram para o local para transportar os que estavam mais gravemente feridos para Poitiers.” O motorista iniciava sua rota em La Cotinière, atacando primeiro uma ciclista e seguindo pela estrada turística, atingindo várias vítimas de forma intencional.

Christophe Sueur, prefeito de Saint-Pierre d’Oléron, afirmou que o veículo usado pelo suspeito ficou completamente destruído, e acrescentou que “parecia que o motorista tinha como objetivo atingir o maior número de pessoas possível e estava plenamente ciente do que estava fazendo”. Ele destacou ainda que o homem era conhecido localmente por delitos menores e uso de álcool e drogas, porém não havia indícios de radicalização.

Durante a prisão, o suspeito teria gritado “Allahu Akbar” (“Deus é o Maior”), mas a motivação do crime ainda está sob investigação pelas autoridades francesas.

O promotor da cidade de La Rochelle, Arnaud Laraize, informou que o suspeito foi detido por tentativa de homicídio e que a Procuradoria Nacional Antiterrorista não está encarregada da investigação neste momento. Uma célula de crise foi aberta para atender as vítimas, quatro das quais em estado grave, e o ministro do Interior francês, Laurent Núñez, anunciou via rede social que se deslocaria à ilha a pedido do primeiro-ministro para acompanhar o caso.

Back To Top