Por Redação do ge — Toronto, Canadá, foto: Confederação Brasileira de Basquete
A Seleção Brasileira masculina sub-23 conquistou neste domingo (17) o bicampeonato do Globl Jam, torneio internacional de basquete disputado em Toronto, no Canadá. Na final, o Brasil superou os Estados Unidos por 77 a 73. Sob o comando do técnico Helinho Garcia, o time brasileiro garantiu o segundo título na história da competição — o primeiro foi em 2022. Os EUA foram representados pela tradicional Universidade de Georgetown, mas não foi o suficiente para parar a boa equipe do Brasil.
Destaque ao longo de todo o torneio, o ala-armador Gabriel Landeira, do Paulistano, foi eleito MVP da competição. Na final, teve atuação consistente, com 13 pontos e oito assistências, sendo peça-chave na armação ofensiva da equipe. O cestinha da final foi Pedro Pastre, que anotou 16 pontos, além de três rebotes e três assistências.
O Brasil teve campanha consistente desde a fase de grupos. A equipe venceu Canadá e Japão, mas perdeu para os próprios Estados Unidos por 76 a 74 no último jogo da primeira fase.
Na decisão em clima de revanche, os EUA foram para o intervalo vencendo por 44 a 43, mas os brasileiros reagiram no terceiro quarto (22 a 19) e viraram o placar. Com vantagem de 65 a 63 nos últimos dez minutos, a seleção segurou a pressão e garantiu o troféu.