Butantan recebe aprovação da Anvisa para vacina inovadora contra dengue

Compartilhe:

Na manhã desta quarta-feira, 26, durante coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Butantan e o governo de São Paulo, foi anunciado oficialmente a aprovação da vacina Butantan-DV pela Anvisa. O imunizante, que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, mostrou uma eficácia geral de 74,7%, com proteção de 91,6% contra casos graves e 100% contra hospitalizações. O diretor do Butantan, Esper Kallas, destacou que a vacina é de dose única, o que facilita a logística e acelera a imunização da população.

O estudo que resultou na aprovação desta vacina foi conduzido entre 2016 e 2024, com milhares de voluntários, abrangendo pessoas de 2 a 59 anos. Luis Fernando Correia ressaltou que a chegada do imunizante ocorre em meio a uma alta incidência da dengue no Brasil, que registrou mais de 6 milhões de casos em 2024, e colocou o país em uma posição estratégica na produção mundial de vacinas.

A secretária estadual de Saúde em exercício, Priscilla Perdicares, reforçou a importância de uma vacina de dose única para aumentar a adesão da população e facilitar a aplicação no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Antes mesmo da aprovação oficial, o Instituto Butantan já iniciou a produção do imunizante e possui mais de um milhão de doses prontas para distribuição. O Butantan também firmou uma parceria com a empresa chinesa WuXi para aumentar a capacidade produtiva em 30 milhões de doses a partir do segundo semestre de 2026. A aprovação da Anvisa e o início da vacinação devem ajudar a conter o crescimento dos casos da doença, especialmente no estado de São Paulo, que concentra 55% das infecções.

Back To Top