Por: Lucas de Azevedo
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada na cidade de Belém, Brasil, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, (foto), criticou duramente a postura do governo federal dos Estados Unidos em relação às políticas climáticas.
Em painel realizado na terça-feira, 11, Newsom classificou a abordagem do país como “burra”, afirmando que “os Estados Unidos da América são tão burros quanto desejamos ser com relação a esse assunto, mas o estado da Califórnia não é”.
Segundo ele, a Califórnia continuará a priorizar tecnologias verdes e a competir na área de energia renovável, em contraste com a decisão do governo federal de retroceder em ações climáticas importantes.
Newsom também ressaltou que a China está dominando o mercado de energia limpa, avançando na próxima grande indústria global, enquanto os EUA perdem terreno devido a políticas retrógradas.
Falando durante uma exaustiva agenda na COP30, o governador destacou o papel da Califórnia como uma das maiores economias do mundo, com foco em energia renovável, exemplificado pela Tesla, e criticou o governo de Donald Trump por enfraquecer a economia de energia limpa.
“Estamos redobrando a estupidez nos Estados Unidos, mas não no estado da Califórnia”, afirmou.





