Carlo Acutis é canonizado pelo papa Leão XIV no Vaticano

Compartilhe:

O papa Leão XIV canonizou o jovem Carlo Acutis, que se tornou o primeiro santo da geração millenial. A celebração reuniu mais de 80 mil fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, neste domingo (7). O evento marca também a primeira cerimônia de santificação feita pelo pontífice, eleito ao mais alto cargo da Igreja Católica em maio.

Antes da cerimônia, que marcou também a canonização de Pier Giorgio Frassati, jovem italiano conhecido por seu trabalho de caridade, o papa surgiu para dar uma palavra aos fiéis e revelou sua alegria em ver a quantidade de jovens na celebração.

“Nós nos preparamos para esta celebração com a oração, com o coração aberto desejosos de receber esta graça do Senhor, e sentimos todos no coração a mesma coisa que Pier Giorgio e Carlo viveram: este amor por Jesus Cristo, sobretudo na Eucaristia, mas também nos pobres, nos irmãos e irmãs. Todos vocês, todos nós, somos chamados a ser santos”, afirmou.

Durante a cerimônia, o pontífice convidou os jovens a olharem para as vidas de Acutis e Frassati, como exemplos do cultivo ao amor de Deus e serviço aos mais carentes. 

“Queridos, os santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis são um convite dirigido a todos nós – especialmente aos jovens – a não desperdiçar a vida, mas a orientá-la para cima e a fazer dela uma obra-prima. Eles encorajam-nos com as suas palavras: ‘Não eu, mas Deus’, dizia Carlo. E Pier Giorgio:

‘Se tiveres Deus no centro de todas as tuas ações, então chegarás até ao fim’. Esta é a fórmula simples, mas vencedora, da sua santidade. E é também o testemunho que somos chamados a seguir, para saborear a vida até ao fim e ir ao encontro do Senhor na festa do Céu”, disse Leão XIV.

Santo da internet: quem foi Carlo Acutis

Nascido em 1991, em Londres, na Inglaterra, Carlo Acutis fazia parte de uma família italiana rica e pouco praticante do catolicismo. Ele cresceu em Milão e desde cedo demonstrava seu fervor religioso. O jovem fazia evangelização pela internet e criou uma exposição digital sobre os milagres eucarísticos, o que o levou a ficar conhecido como “padroeiro da internet”, “influencer de Deus” ou “ciberapóstolo”.

Ele foi beatificado em 2020 e o Vaticano atribui dois milagres a Acutis que o qualificam para ser canonizado: a cura de uma criança brasileira com uma rara malformação do pâncreas e a cura de uma estudante costa-riquenha gravemente ferida em um acidente. Nos dois casos, as famílias invocaram a intercessão do adolescente.

A canonização de Acutis, que faleceu aos 15 anos, vítima de leucemia, em 2006, deveria ter acontecido em 27 de abril, mas precisou ser adiada devido à morte do papa Francisco.

Em Assis, onde o túmulo de Carlo Acutis atrai todos os anos centenas de milhares de peregrinos e curiosos, a diocese instalou telões para acompanhar a cerimônia e fretou um trem especial que transportará mais de 800 pessoas a Roma.

Quem foi Pier Giorgio Frassati

Nascido em Turim, em uma família burguesa, e rompeu com a trajetória de seu pai – senador e fundador do jornal La Stampa -, para se dedicar aos pobres e doentes de sua cidade. O estudante de Engenharia, esportista, apaixonado por montanhas e membro da Ação Católica, resumia seu ideal no lema “Verso l’alto”, sempre rumo ao alto.

Falecido aos 24 anos, há 100 anos, devido à poliomielite, se tornou um modelo de caridade para a Igreja Católica. Mais de 30 anos após sua beatificação por João Paulo II em 1990, o Vaticano reconheceu um segundo milagre no final de 2024: a inexplicável cura de um jovem americano em coma.


Back To Top