Confronto em Tessalônica: polícia usa gás lacrimogêneo contra fazendeiros gregos

Compartilhe:

Polícia de choque na Grécia utilizou gás lacrimogêneo contra fazendeiros na última sexta-feira, 5, que tentavam bloquear a principal via de acesso ao aeroporto internacional de Tessalônica, (na região da Macedônia Central, no norte da Grécia) em meio a protestos intensos por atrasos nos pagamentos de subsídios agrícolas da União Europeia.

Cerca de 200 a 300 agricultores, com mais de 100 tratores, obstruíram estradas próximas, enquanto um grupo menor tentou romper o cordão policial para impedir o tráfego de viajantes. Os bloqueios já afetam fronteiras com Bulgária, Turquia e Macedônia do Norte, causando congestionamentos de veículos de carga.

O fazendeiro Vasilis Mavroskas, entrevistado declarou: “Estamos na rua protestando quando deveríamos estar semeando. Estamos falidos”, alertando para o impacto na produção de alimentos para centros urbanos.

Christos Tsilias, vice-presidente do sindicato de fazendeiros de Tessalônica, também falou na mesma “Neste momento, as planícies de Tessalônica e as áreas próximas de Halkidiki não estão plantadas. Não temos dinheiro para comprar matérias-primas”, como sementes e fertilizantes.

Os manifestantes argumentam que os atrasos, decorrentes de fraudes em subsídios reveladas por investigações da Procuradoria Pública Europeia, punem coletivamente os honestos.

O ministro da Ordem Pública, Michalis Chrisochoidis, afirmou nesta semana que o governo está aberto a negociações, mas não tolerará o fechamento de pontos de trânsito essenciais. Protestos semelhantes são comuns na Grécia, com bloqueios passados interrompendo o tráfego norte-sul por semanas. [imagem dos fazendeiros e polícia em confronto próximo ao aeroporto de Tessalônica.

Back To Top